REFLETIR...Verdades da Profissão de Professor

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Brasil comemora Dia da Consciência Negra

A data será celebrada com feriado 267 municípios de 12 estados brasileiros

Brasil , Brasília - Agência Brasil

Agência Brasil
Brasília - Estátua do líder Zumbi dos Palmares. Foto: Elza Fiúza/ABr



O Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 no Brasil, será feriado em 267 municípios de 12 estados, segundo levantamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). A data lembra a morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra à escravidão, assassinado em 20 de novembro de 1695.
"Zumbi representou a idéia de liberdade e a possibilidade de criação de um território livre dentro de um país que, na época, era colônia de Portugal", ressaltou Oliveira Silveira, membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e um dos idealizadores da celebração de 20 de novembro.
A ministra Matilde Ribeiro, da Seppir, ressaltou a importância de os brasileiros conhecerem a contribuição do negro para a formação do país. "O dia 20 de novembro tem uma marca de um processo de luta muito antigo que vem desde a escravidão e está presente nos nossos dias atuais", disse a ministra.
"O que considero muito importante para nós brasileiros - sejamos negros, brancos, indígenas - é que possamos perceber a importância da contribuição que os negros e os indígenas trouxeram aos demais grupos raciais no Brasil e que essa contribuição tem que ser cada vez mais valorizada", completou.
O balanço divulgado pela secretaria mostra que, entre os municípios que adotaram a data como feriado, estão União dos Palmares (AL), Manaus (AM), Flores de Goiás (GO), Itapecerica (MG), Cuiabá (MT), Marabá (PA), Dona Inês (PB), Macaparana (PE), Rio de Janeiro (RJ), Vilhena (RO), Pacatuba (SE) e São Paulo (SP). No ano passado, o número de municípios que instituíram o 20 de novembro como feriado era menor: 225

POSTADO POR MARA MARAVILHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário