REFLETIR...Verdades da Profissão de Professor

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Concurso Cultural: Contadores de Histórias Encantadas

Contadores de Histórias Encantadas é uma ação educativa dirigida aos professores e alunos de 4º e 5º anos de Ensino Fundamental.
Ao longo do percurso proposto, as crianças terão diferentes oportunidades de ouvir, contar e produzir histórias.
Para se aproximar desse universo encantado, as crianças aprenderão muitas novas competências lingüísticas (estrutura de texto, tipos textuais, elementos de gramática, figuras lingüísticas, diferenças e semelhanças entre a linguagem oral e a escrita, ouvir, ler, contar, escrever, corrigir e revisar) que as ajudarão a revelar os segredos de cada história e, por outro lado, a criar seus próprios segredos e as histórias que os escondem.
Foi elaborado de acordo com os princípios do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no país, empreendidos pelo Estado (em âmbito federal, estadual e municipal) e pela sociedade.
Contadores de Histórias Encantadas é um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet.
As histórias (contadas ou escritas) criadas pelos alunos e alunas ao longo do percurso proposto nos materiais didáticos poderão ser enviadas pelos professores responsáveis para a “Central de Relacionamento dos Contadores de Histórias Encantadas”.
As produções serão analisadas por um júri especializado e as 30 histórias escolhidas serão reunidas e publicadas no livro “Contadores de Histórias Encantadas e outras Histórias” que será distribuído gratuitamente para as escolas e bibliotecas de todo Brasil.  Todas as histórias encaminhadas para o concurso farão parte do acervo da “Biblioteca Virtual de Histórias Encantadas e outras Histórias”.
Como prêmio especial serão distribuídas câmaras digitais para 15 professores e 15 alunos (3 de cada região do Brasil).
As 5 escolas dos alunos que estiverem no 1º lugar (uma por cada região do Pais) ganharão  um Kit Multimídia (data show, notebook e tela para projeção).
Os nomes de todas as escolas e professores participantes serão citados nos créditos do livro.
As produções dos alunos deverão ser enviadas até o dia 12 de agosto de 2011 (vale a data da postagem) para a Central de Relacionamento dos “Contadores de Histórias Encantadas”.

Um comentário: